Muitos europeus desejam viajar até Março de 2022

Muitos europeus desejam viajar até Março de 2022

De acordo com o último estudo da Comissão Europeia para as Viagens (ETC), os viajantes europeus inquiridos mostram maior confiança no planeamento das suas viagens futuras, mas acima de tudo, parecem estar menos constrangidos em fazê-las. O desejo de viajar continua a mostrar uma forte tendência e os viajantes europeus estão lentamente a evidenciar algum interesse já para o final deste ano (passagem do ano).

Enquanto 66% dos europeus planeiam viajar até Março de 2022, pela primeira vez num ano, os planos para viajar aparecem distribuídos uniformemente ao longo dos próximos seis meses. Os destinos preferidos são Espanha e Itália (9%), França (8%) e Grécia (7%).

Enquanto as restrições pandémicas estão a tornar-se num novo "normal", os europeus "que mostraram estar prontos para viajar" indicaram estar determinados em manter os seus planos de viagem (+39% em comparação com o inquérito anterior), em vez de esperar ou adiá-los.

A confirmar esta tendência, os valores muito favoráveis obtidos nos feriados europeus, com as tarifas aéreas para as férias do Dia de Todos os Santos a crescerem 32% nas viagens internas devido ao acréscimo da procura, o que contraria a diminuição em 18% registada nos últimos 12 meses.

Enquanto o desejo de viajar está de novo a mostrar algum vigor, uma constante permanece: reservas são tendencialmente efectuadas "à última hora".

Apenas 29% dos europeus com planos de viagem para Outubro ou Novembro concretizaram a sua reserva de viagem. Este número cai ainda mais, para 15%, entre aqueles que irão viajar até ao final de 2021.

Outro indicador que se destaca no inquérito realizado, é que mais de 50% dos europeus que estão "prontos para viajar", mostram agora estar mais confiantes em voar (um aumento de 13% em comparação com o inquérito anterior).

02 Novembro 2021